OPERAÇÕES

SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO
  1. O que é?

    É um banco de dados sobre operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias, contratados por pessoas físicas e jurídicas perante instituições financeiras no País.

    O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central - SCR é o maior cadastro brasileiro baseado em informações positivas e contém dados sobre o comportamento dos clientes no que se refere às suas obrigações contraídas no sistema financeiro.

  2. Qual é o uso dado às informações cadastradas no SCR?

    a) Pelo Banco Central do Brasil (BACEN): as informações contidas na base de dados do SCR permitem ao BACEN municiar-se de instrumentos de avaliação dos riscos envolvidos nas operações de crédito, possibilitando-lhe adotar medidas preventivas com o objetivo de proteger os recursos que os cidadãos confiam às instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional.

    b) Pelas instituições integrantes do Sistema Financeiro Nacional: a troca de informações sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito, auxilia as instituições financeiras na gestão de suas carteiras de crédito possibilitando-lhes, notadamente, a obtenção de informações sobre as características e avaliação da capacidade de pagamento dos devedores, com impactos positivos na diminuição dos índices de inadimplência. Adicionalmente, o sistema fomenta a competição entre as instituições e, com isso, há a possibilidade de uma redução nas taxas de juros ofertadas aos clientes.

  3. Qual é a sua finalidade?

    O Sistema de Informações de Crédito (SCR) é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central do Brasil, em suas atividades de supervisão bancária, para acompanhar as carteiras de crédito das instituições, desempenhando papel importante na garantia da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e na prevenção de crises, proporcionando mais facilidades para os tomadores de empréstimos e maior transparência para a sociedade.

  4. Qualquer instituição financeira pode consultar os dados de um cliente no SCR?

    Sim, mediante prévia autorização do cliente, conforme determina a Resolução Bacen nº 3.658 de 17/12/2008.

  5. Os clientes poderão, também, consultar os seus dados cadastrados no SCR?

    Sim, é possível cadastrar-se para consultar o SCR pelo site do Banco Central. A documentação exigida para acesso ao SCR é a mesma necessária para credenciamento no Sisbacen, conforme descrito no site http://www.bcb.gov.br/?SISBACENUSUESP, ou pelo caminho "Sisbacen > Acesso e credenciamento > Usuário especial". Uma vez credenciado, o cidadão pode acessar diretamente seus dados sempre que desejar, pelo caminho "Sistema financeiro > SCR > Acesso ao SCR" ou http://www.bcb.gov.br/?SCR.

    Se conveniente, poderão obter relatórios com informações detalhadas a seu respeito, diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público, mantidas pelo BACEN em 10 capitais do país, mediante a apresentação dos documentos exigidos (Pessoa Física: identidade e CPF ; Pessoa Jurídica: contrato social (original ou cópia autenticada, certidão da Junta Comercial, declaração atestando que os documentos apresentados são atuais e fidedignos, bem como documento de identificação do representante legal (original ou cópia)).

  6. Procedimento para correção, exclusão e para registro de medidas judiciais e de manifestação de discordância quanto às informações do SCR:

    O Badesc possui autorização especial (Cédula de Crédito Bancário) de seus clientes para efetuar consultas a bancos de dados mantidos pela Central de Risco do Banco Central do Brasil - BACEN ou por quaisquer das diversas entidades ou órgãos de proteção ao crédito, e também fornecer a referidos bancos de dados informações sobre débitos e financiamentos dos clientes quanto a sua pontualidade na solvência de compromissos financeiros, bem como outras informações inerentes à atividade de avaliação de risco de operações. Diante disso na ocorrência de inconformidade, pelo cliente, com os dados sobre operações de crédito lançados em seu nome pelo Badesc, este deverá, preferencialmente, solicitar, por escrito, junto a uma de nossas regionais, esclarecimento(s) ou a retificação do(s) registro(s). Se o Badesc demonstrar ao cliente que não há incorreção(ões) nos dados por ele registrados no SCR e, ainda assim, o cliente não se der por satisfeito, ele poderá registrar sua reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil.


Mais informações:

Central de Atendimento do Banco Central do Brasil: 0800 979 2345.

Ouvidoria Badesc: 0800 644 1212, das 12h às 18h, em dias úteis.

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CNPJ Badesc: 82.937.293/0001-00

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